Próteses Dentárias

próteses dentárias

Próteses dentárias

Próteses dentárias removíveis

Tal como o nome indica as próteses dentárias removíveis são aquelas que se podem tirar da boca e voltar a colocar. Apoiam-se na gengiva e em alguns casos em dentes. Na categoria de próteses removíveis existem as acrílicas e as esqueléticas.

O que são próteses dentárias removíveis acrílicas flexíveis?

Os termo-plásticos utilizados pela CEDAL são seleccionados exclusivamente entre os materiais de uso médico. São seguros e bio-compatíveis. Tratam-se de resinas isentas de monômeros. Muitos pacientes alérgicos ao monômero utilizado na prótese convencional conseguem utilizar as próteses flexíveis como a sua primeira prótese.
As próteses removíveis flexíveis têm características próprias sendo algumas ligeiramente flexíveis e outras mais flexíveis. Podem ser transparentes ou opacas. O objectivo é encontrar a melhor solução adaptada a cada paciente.

Como são as próteses removíveis flexíveis?
    • As próteses removíveis flexíveis são muito leves e de elevada estética. Translúcidas, adquirem a tonalidade da gengiva o que as torna ainda mais naturais;
    • Atoxicas e sem odor;
    • Extremamente confortáveis.
    • Muito mais fina;
    • Proporcionam uma sensação muito mais natural;
    • A resistência é muito superior aos acrílicos comuns em caso de queda ou acidente;
    • Absorvem melhor o impacto dos movimentos da oclusão.
Para quem são recomendadas?

Reabilitação parcial, unilateral e bilateral. Pacientes idosos. Sobre implantes aguardando a prótese definitiva.

Próteses Dentárias Esqueléticas

São removíveis e a base de estas próteses esqueléticas é em metal. Levam ganchos se necessário para melhor prender os dentes existentes e não se soltarem. Só podem usar estas próteses pessoas que tenham dentes naturais. A adaptação da pessoa a este tipo de prótese é bastante mais fácil porque são pouco volumosas. São bastante higiénicas e se caírem ao chão não partem facilmente. São no entanto um pouco mais caras que as próteses acrílicas e geralmente não se podem acrescentar dentes ou fazer alterações. São aconselhadas a pessoas que tenham dentes naturais sem mobilidade e gengivas saudáveis.

Próteses Dentárias Acrílicas

São removíveis regra geral são cor de rosa para imitar a cor da gengiva. São usadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhum. São as chamadas dentaduras. Na CEDAL estas próteses são bastante acessíveis em termos económicos. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente é possível acrescentar neste tipo de próteses acrílicas. São mais volumosas que as esqueléticas principalmente no maxilar superior. Aconselha-se a sua lavagem após as refeições. Existem também produtos no mercado para limpeza e fixação destas próteses.

Próteses fixas

Tal como o nome indica não se podem retirar para lavar porque são fixas de forma definitiva.Temos nesta categoria as coroas e as pontes.

Coroa

A coroa serve para revestir artificialmente um dente natural que se encontra destruído por cárie, fracturado ou frágil devido a desvitalização. A coroa pode ser colocada num dente do qual só resta a raiz desde que esta se encontre em bom estado. As coroas são feitas em laboratório e a partir de moldes dos dentes pelo dentista. A cor é escolhida de acordo com a tonalidade dos dentes em redor de forma a criar uma aparência natural.

Ponte

A ponte é uma prótese fixa com pelo menos duas espécies de apoio. Servem para preencher uma ou mais falta de dentes fixando-se junto à gengiva e suportada em dentes naturais. O princípio e objectivo são sempre o de preencher a falta de um ou mais dentes porque estes estão fracturados ou cariados.